quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

* Como organizar a recepção dos alunos do Ensino Fundamental e a Acolhida na Educação Infantil


Ensino Fundamental

Conversa inicial e expectativas para o ano

Para que os alunos possam conhecê-lo, comece a aula se apresentando e contando sua experiência. Diga há quanto tempo dá aulas e relate projetos interessantes que já fez. com os alunos mais velhos, explique como e por que escolheu ser professor. Procure não apresentar regras de convivência logo de cara. elas serão construídas em conjunto ao longo do ano. Conte à turma o que espera ensinar ao longo do ano e pergunte quais as expectativas em relação às aulas. explique aos alunos sua forma de trabalhar. Diga se pretende pedir trabalhos escritos ou provas e quais materiais costuma usar. Para os mais velhos, faça um panorama do curso e fale um pouco sobre os conteúdos a ser trabalhados.

Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins

Apresentação da turma

Cabe ao professor mostrar à classe como é importante que todos se conheçam. Prepare dinâmicas que mobilizem o interesse de um aluno pelo outro. Uma ideia é dividir a turma em duplas aleatórias e pedir que conversem sobre o que mais gostam - música, comida, brincadeira. Em seguida, proponha que cada um apresente o colega à turma. Outra sugestão é passar um filme que fale sobre as relações humanas e propor uma discussão.

Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins

Bate-papo com veteranos

Uma boa maneira de matar a curiosidade da turma sobre a etapa que começa é promover uma conversa com os alunos que estiveram naquela classe no ano anterior. Na primeira semana, quem está no 7º ano, por exemplo, pode visitar a turma do 6º para explicar a rotina, contar os desafios etc. Combine essas visitas com os demais professores.

Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins

Acolhida na Educação Infantil

Mais profissionais e atenção a quem chora



Nas turmas com crianças menores e bebês, é comum que muitos chorem e precisem de mais atenção no período de adaptação. Nos primeiros dias, é importante ter disponível um número maior de profissionais por turma, capazes de acolher e atender melhor a todos. Se só um dos pequenos ainda não se adaptou e continua chorando, o professor não deve isolá-lo, temendo que os outros chorem também. Deixe-o juntamente com as demais crianças que já estejam adaptadas. Assim, ele pode interagir com os colegas com a sua mediação.

Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins

Diversão e sensações

Para os pequenos, é importante que a escola se apresente como um ambiente agradável. proponha atividades com coisas que divirtam as crianças, como água, farinha ou tinta. conforme a idade, faça comidinhas fáceis e gostosas com elas - brigadeiro, por exemplo. durante a atividade, você pode se aproximar da turma, brincar e começar a estabelecer vínculos.

Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins

Espaço para os pais

Reserve um lugar com revistas e jornais para que os pais fiquem durante o período em que as crianças estão em classe. Aproveite os primeiros dias para conversar com eles sobre como será o ano. Destaque também a importância de as famílias contarem à escola o que ocorre em casa.

Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/volta-aulas-como-organizar-recepcao-alunos-







Um comentário:

  1. Olá Pp em Ação!
    Seu blog é muito rico e instrutivo em informações para nós pais e professores.Convido vc a me visitar em www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com, cujo título é Psicopedagogia em Ação, iniciado em 2011.Somos blogs homônimos,ma sem problemas para mim.
    Conto com vc e gostaria de firmar amizade e parceria.Conte comigo.Um abraço e até mais!

    ResponderExcluir