A pesquisa elaborada pretende esclarecer a influência
do relacionamento entre professor e aluno no cotidiano escolar. A importância da
relação professor e aluno para o sucesso é fundamental. Enfatizamos também as
relações afetivas em sala de aula e colocamos este relacionamento como um
desafio para o educador pós-moderno, devendo este agir de forma que expresse o
seu interesse pelo crescimento dos alunos, e assim respeitando suas
individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício para a
aprendizagem. O relacionamento entre professor e aluno deve ser de amizade, de
troca de solidariedade, de respeito mútuo, enfim, não se concebe desenvolver
qualquer tipo de aprendizagem, em um ambiente hostil. Mas não devemos esquecer
que o respeito que a criança tem pelo adulto é unilateral, dando origem a dois
sentimentos distintos: afeto e o medo; mas simultaneamente percebidos pela
criança quando envolvidas em situações resultantes das suas desobediências. É da
existência desses dois sentimentos que surge o respeito unilateral. Por isso, se
houver afetividade há possibilidade de pôr em prática o respeito mútuo, tão
necessário para o desenvolvimento das relações pessoais em qualquer que seja o
meio humano e, através dele, a aprendizagem flui com mais facilidade. A escola
hoje, mais do que em qualquer outro tempo, é um espaço onde se constroem
relações humanas.
Por tanto, é de fundamental importância trabalhar
não só conteúdos, mas também as relações afetivas. A interação entre ambos é
ainda importante para a adaptação do aluno ao processo escolar. O bom
relacionamento do professor com o aluno se desenvolve na busca pelo desejo que o
indivíduo tem de conhecer a si próprio, de encontrar uma definição para sua
vida. É a mola propulsora do desenvolvimento intelectual. Querer saber, ter
desejo de aprender, são condições primeiras para que a criança possa de fato
adquirir conhecimentos. Portanto fica evidente a importância que tem para nós,
educadores, o conhecimento da afetividade, quer seja através das emoções, da
força motora das ações ou do desejo e da transferência, para o melhor
desenvolvimento da aprendizagem do aluno e, conseqüentemente, para uma melhor
relação entre este e o professor. A escola, portanto, deve voltar-se para a
qualidade das suas relações, valorizando o desenvolvimento afetivo, social e não
apenas cognitivo como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança como
um todo. (resumo)
Fonte: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/relacao-professoraluno-na-educacao-infantil/
PARABÉNS!Ótimo texto! Dá pra ver que vc ama o que faz!
ResponderExcluirInfelizmente os professores nao agem dessa maneira com seus alunos!sou uma mãe que busca isso no professor!Felicidades!
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