Os interesses e comportamentos repetitivos e restritos em algumas crianças com autismo costumam chamar a atenção dos cuidadores e professores. Este nível de intensidade e / ou assunto de interesse incomum é definido como interesse restrito (IR). Esses interesses restritos pode limitar a capacidade das crianças de aprender e adaptar-se com seus pares.
Um número crescente de estudos em vários países indicam que a IR pode ser usado como uma ferramenta eficaz no desenvolvimento de habilidades sociais. Por exemplo, uma estratégia chamada "estratégia de Cartão Alimentação", combina uma história sobre uma situação social com uma ilustração do especial interesse do indivíduo para ensinar um comportamento. O IR das crianças pode também ser utilizado como um prémio para estimular o comportamento adequado ou não preferidos actividades. No entanto, apenas algumas investigações que incidem sobre o uso de IR para desenvolver habilidades de jogo.
Crianças com autismo tendem a não desenvolver o jogo da mesma forma que crianças com desenvolvimento típico, especialmente no que diz respeito aos aspectos simbólicos do jogo. Na verdade, as deficiências em jogo simbólico fazem parte dos critérios diagnósticos para TEA. Uma pesquisa anterior centrou-se na intervenção de jogos para crianças com autismo, tanto em jogo funcional no desenvolvimento do jogo simbólico. Intervenções geralmente utilizado, a modelagem é a mais comum para o jogo e como a função simbólica. Um método potencialmente mais eficaz para desenvolver o jogo simbólico pode ser realizada na intervenção IR-base para a criança.
Existem quatro passos para facilitar a fingir jogo em crianças de idade pré-escolar com base em seu IR:
Passo 1. Criar uma rede baseada no IR da criança.
Passo 2. Modelo de jogo simbólico usando diferentes materiais.
Etapa 3. Modelar interações verbais em brincadeira.
Etapa 4. Fornecer mesas temáticas e passeios ou viagens para promover o jogo do simbólico.
Passo 1: Criar o IR com base na Web da Criança.
Programas de intervenção atuais para crianças com autismo muitas vezes levados pela criança no sentido de que eles são iniciadas por ele e foco nos interesses da criança. Essa abordagem incentiva a iniciação de crianças e espontaneidade na comunicação. Este método também é baseado nesta premissa como especial interesse da criança é um ingrediente fundamental não só para facilitar a participação das crianças, mas também na construção do relacionamento emocional, levando a um maior domínio das competências.
Primeiro você cria uma rede de assunto (mapa conceitual), que representa visualmente os conceitos e subconceitos de interesse ou poderia interessar a criança. As crianças com autismo tendem a interagir com os materiais de um jogo repetitivo com actos idênticos. Networking oferece uma ampla gama de possibilidades para atividades baseadas no tema.
Passo 2: Modelagem do jogo simbólico através do uso de materiais divergentes.
Muitas vezes, é difícil para as crianças com autismo utilizando materiais diferentes que convidam actividades lúdicas e abrir várias aplicações devido a sua preferência para fazer "o mesmo". Você pode classificar os brinquedos utilizados por crianças em dois tipos: convergentes e divergentes.Materiais convergentes são aqueles que levam a aplicações individuais, correto ou certo, e não oferecem muitas oportunidades para a criatividade (por exemplo, livros de colorir, bonecas que falam). Em contraste, o chumbo divergente para uma grande variedade de utilizações tais como blocos, areia e água. Por exemplo, um bloco pode ser utilizado como alimento, uma figura, um automóvel e um edifício em jogo simbólico. Usando o interesse restrito, você pode fazer uma lista de materiais divergentes que poderiam ser usados para criar a pretensão. Jogo simbólico com base no IR produz as seguintes oportunidades:
Permitir que as crianças com autismo usar a sua imaginação.
Ajudar as crianças com autismo a interagir com os novos materiais não-ameaçadores maneiras.
Criar oportunidades para a manipulação e experimentação
Incentivar as crianças com autismo para trabalhar cooperativamente com os outros.
Etapa 3: Modelagem da interação verbal na brincadeira
Embora algumas crianças com autismo são não-verbal, geralmente apresentam um prejuízo em habilidades de conversação. Alguns pesquisadores sugerem o uso de scripts padrão para o ensino de crianças com autismo habilidades de conversação. Você pode iniciar conversas na brincadeira através da introdução de seqüências curtas relacionadas ao IR. Você tem que fornecer um contexto para as negociações, acrescentando figuras ou bonecos para brincar. Além disso, a apresentação dos meios de comunicação visuais, como livros infantis e DVDs sobre o assunto, pode levar a conversa espontânea.
Usando o tema de interesse como motivação, os professores ou os pais podem facilitar habilidades de conversação em brincadeira. Aqui estão algumas estratégias-chave:
Digite a frases curtas e simples que são fáceis de imitar.
Entre frases que exigem uma resposta de outros, que por sua vez, facilitam a interação entre os participantes.
Use indicações visuais, tais como livros de imagens ou figuras de brinquedo de modo que possa ser entendido, no contexto do jogo.
Passo 4: Fornecer Passeios temáticos caixas para promover os jogos de imaginação.
A fim de promover fingir jogar em crianças com autismo usando IR, explica as estratégias de orientação a seguir: caixas temáticas e excursões a pé. As caixas de temáticas cenários simulados para estimular as crianças com autismo, proporcionando uma grande variedade de materiais que podem ser utilizados em contextos de jogo. Na sala de aula ou em casa, os adultos podem preparar uma vasta gama de acessórios e objetos relacionados e baseado em um tema.
Os passeios e excursões fornecer um contexto significativo para crianças com autismo por meio de aquisição de conhecimento e experiência alargada relacionado aos seus interesses. Para maximizar o benefício de saídas, adultos e crianças podem encontrar informações sobre sua visita com antecedência em bibliotecas, sites e mapas. Garantir a previsibilidade, saber o que vai acontecer durante a visita, irá reduzir a possibilidade de um problema de comportamento e aumentar a participação ativa de crianças com autismo.
Portanto, fornecendo tabelas e passeios temáticos / excursões para brincadeira com base no IR produz as seguintes oportunidades:
• Participar de brincadeiras de fingir com uma variedade de materiais relacionados a um tópico.
• Aumentar o interesse, conhecimento e experiência de crianças com autismo em várias direções.
• Oferecer oportunidades para passeios com base no seu tema de interesse para ser bem sucedido.
As quatro etapas que incentivam fingir jogo através do IR das crianças não só podem encorajar a sua participação activa no jogo, mas também tornar-se uma ferramenta útil na expansão do limitado interesse em uma ampla gama de jogos de simulação. Se o interesse especial de pessoas com autismo continua a ser uma barreira, ou se transformou em um talento em grande parte depende do envolvimento de pessoas que interagem com eles. Embora o assunto de interesse podem mudar ao longo do tempo, a tendência de interesses restritos podem permanecer. Estes interesses podem ser a chave para fazer amigos com alguém que tem o mesmo interesse ou na obtenção de um emprego remunerado. O sucesso dependerá em grande parte, as estratégias que incorporam sistematicamente esses interesses em atividades significativas e objetivos específicos.
Fonte: http://desafiandoalautismo.org/como-promover-el-juego-simbolico-en-ninos-con-tea-a-traves-de-sus-intereses-restringidos/ - Grupo Asperger - Brasil
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