sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

* Criança com dificuldade de Aprendizado: Você sabe como reconhecer?

Mamães e Papais,

Uma das coisas mais importantes para nós, pais, é ajudar nossos filhos a ter uma boa educação. Mas temos que entender como nossos filhos aprendem – especialmente se estão preocupados com as dificuldades que estão encontrando na escola. No entanto, é difícil separar se eles não estão se aplicando como deveriam ou têm dificuldade de aprendizado. 
De acordo com a Sociedade Americana “National Center for Learning Disabilities”, se você suspeita que seu filho possa ter problemas de aprendizado, isso pode requerer uma assistência especial. Não espere para conseguir o suporte necessário. O quanto antes você aceitar isto e procurar ajuda, mais chances seu filho terá de atingir seu completo potencial. 

 

Confie nos seus instintos


Talvez você fique pensando com você mesma se não é exagero, ou se a situação se resolverá por si só ao longo do tempo. A verdade é, você é quem conhece seu filho melhor do que qualquer outra pessoa. E, não importa quem diga que á uma “fase” ou “não há nada para se preocupar”, só você sabe quanto seu filho se arrasta na segunda-feira de manhã. Isto é o impacto das batalhas diárias que ele trava com o aprendizado e sua auto-confiança. No fundo, você sabe se algo está errado. A única coisa “errada”  é não fazer nada a respeito. Se esperar para procurar ajuda para seu filho, a frustração dele e sua sensação de fracasso vão continuar minando sua auto-estima, enquanto a janela de tempo das necessárias intervenções passa.
Podem existir inúmeras razões para que sua criança esteja esteja passando por este período complicado. Mas também pode indicar que tenha dificuldades de aprendizado. Isto NÃO significa que seja mais lento ou menos inteligênte do que as outras crianças da mesma faixa. O cérebro de seu filho pode processar as informações de maneira diferente a precisa de estratégias adaptadas para extrair o máximo de suas habilidades.
Aprenda a reconhecer os sinais da dificuldade de aprendizado. Se reconhecer vários destes em seu filho, é hora de conversar com a professora.
                                
                                           

Os sinais


É normal que os pais reconheçam algum destes sinais em seus filhos de tempos em tempos. Mas, se a criança exibe muitos destes sinais constantemente, é de extrema importância tomar uma atitude para garantir a ajuda que ele precisa.

 

Pré-Alfabetização


- Problemas na pronúncia de palavras?
- Dificuldades de achar a palavra certa?
- Dificuldades em fazer rimas?
- Problemas com o aprendizado de números, alfabeto, dias da semana, cores e formas?
- Dificuldades de concentração?
- Pouca interação com os amiguinhos de sala?
- Complicações na hora de seguir regras ou aprender sequências da rotina? 
- Dificuldade de controlar um lápis, giz de cera, tesouras?
- Problemas para abotoar, abrir ou fechar o zíper, amarrar sapatos?

 

Em alfabetização


- Tem dificuldade de aprender a relação entre letras e sons?
- Fica confuso ao ler palavras básicas? (cor, céu, mãe)
- Lê constantemente, mas tem dificuldade de soletrar palavras?
- Sente dificuldade em aprender conceitos básicos de matemática?
- Tem dificuldades para aprender a ver as horas?
- Leva muito tempo para aprender uma habilidade nova?
- Tem problemas para se lembrar de fatos? 

 

Pós – Alfabetização


- Dificuldades em compreensão de texto e matemática?
- Troca sequência de letras nas palavras?
- Problemas para soletrar palavras, além de sufixos, prefixos…?
- Não consegue organizar seu quarto, cama, computador, papéis, escrivaninha etc?
- Tem problemas em gerenciar seu tempo?
- Não consegue acompanhar as tarefas e trabalhos da escola?
- Encontra dificuldades em redação?
- Dificuldades em discussões orais e expressão verbal de seus pensamentos?
                                  
                                         

Pode ser complicado reconhecer que seu filho está encontrando dificuldades na escola – e não é simples admitir isto. Talvez você fique preocupada em chamar a atenção para o problema e virar um rótulo para a criança.
O que muitos pais não percebem é que a maior parte destas crianças com dificuldade de aprendizado são tão inteligentes quanto seus colegas de classe. Apenas aprendem de forma diferente. Precisam ser ensinados de maneiras que se adaptem melhor a como processam as informações. http://www.ncld.org/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário