segunda-feira, 4 de junho de 2012

* Retardo Mental Leve, Moderado e Grave


Retardo mental leve

O retardo mental leve é caracterizado por um qociente intelectual (QI) entre  52 a 68.

As crianças com um grau leve de retardo mental podem atingir um nível de leitura similar aos das crianças que cursam entre a 4a e a 6a série escolar, aprender as habilidades educacionais básicas necessárias no dia-a-dia.

Essas pessoas geralmente não apresentem defeitos físicos evidentes, mas podem apresentar epilepsia e necessitam de supervisão de instituições educacionais especiais. São freqüentemente imaturos e pouco refinados, com pouca capacidade de interação social. A sua linha de pensamento é muito específica e em geral, eles são incapazes de generalizar. Possuem dificuldades para ajustar-se a situações novas e podem apresentar uma má capacidade de julgamento, falta de prevenção e credulidade excessiva, e são capazes de cometer crimes impulsivos.

Apesar da capacidade intelectual limitada todas as crianças com retardo mental podem beneficiar-se com a educação.

Retardo mental moderado

As crianças com um retardo mental moderado saão assim caracterizadas por apresentarem um quociente de inteligencia (QI) entre 36 e 51.

Elas apresentam uma maior lentidão para aprender a falar  ou sentar, mas se receber treinamento e apoio adequados, os adultos com esse grau de retardo mental conseguem viver com alguma independência.

Mas a intensidade do apoio deve ser estabelecida para cada paciente e alguma vezes pode ser preciso apenas uma pequena ajuda, para que consiga estar integrado.

 É fato que a expectativa de vida da crianças com retardo mental pode ser mais curta, e parece que quanto mais grave o retardo mental, menor a expectativa de vida

Retardo mental grave

É o quociente de inteligente (QI) que mede a capacidade intelectual de uma criança, com um razoável grau de exatidão. Quando o QI está entre os 20 e os 35, trata-se de um retardo mental grave, e neste caso a criança não pode receber aprendizagem mesmo quando comparada a uma criança com um retardo menos intenso, assim como nos casos em que o quadro de retardo mental é profundo onde o QI é inferior a 19.

Nesses casos, em geral a criança não consegue aprender, falar ou compreender em um grau que se possa avaliar. É sempre necessário apoio profissional especializado.

A expectativa de vida está de alguma forma relacionada ao retardo mental e quanto mais grave for o retardo mental, menor será a expectativa de vida.

Fonte: http://www.tuasaude.com/retardo-mental-grave/ - http://www.tuasaude.com/retardo-mental-moderado/ - http://www.tuasaude.com/retardo-mental-leve/



2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog.Excelente artigos e importante contribuições para nós caçadores de informações sobre a psicopedagogia.Estamos indicando seu site no nosso.Visite-nos http://www.psicopedagogiac2012.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. achei super interessante, queria saber mais sobre criança com retardo mental leve, pois estou precisando para ajudar minha filha.

    ResponderExcluir