terça-feira, 31 de janeiro de 2012

* Obesidade X Síndrome de Down


A obesidade já é classificada como uma epidemia, muitos indivíduos sofrem de obesidade. Entre eles estão os indivíduos com síndrome de Down. Chama a atenção que a maioria dos portadores da síndrome de Down apresentam correlações com aumento de peso chegando ao quadro de obesidade. Outro quadro normalmente visto nesta população é a diabete.
...
Pesquisas revelam que existem adultos com síndrome de down obesos em maior porcentagem que adultos com outro tipo de ratardo mental. As mulheres adultas com síndrome de Down têm uma prevalência de 96% de obesidade. Nos homens a prevalência chega a 71%. Também os níveis de lipídios séricos estão aumentados em ambos os sexos. Em comparação a população em geral, os portadores da síndrome de Down também apresentam maiores índices de obesidade.

Existem algumas teorias não corroboradas que explicariam o motivo de pessoas com síndrome de Down serem mais suscetíveis a ser obesos. Algumas pesquisas apontam a uma taxa metabólica basal diminuída causada pela disfunção tireoidiana . A hipotonia muscular também foi apontada como motivo de provocar obesidade pois a baixa atividade muscular gastaria menos energia.

Outra pesquisa foi feita relacionando crianças com síndrome de down que conviviam com sua família e crianças com síndrome de down que viviam em abrigos. Os resultados apontaram que crianças que conviviam com os pais tinham um maior IMC o que levava a conclusão que eram crianças com maior sobrepeso. Já as crianças que viviam em abrigos tinham mais atividades físicas o que ajudava a aumentar o gasto energético.


Fonte: Repassando Ana Lima da rede social Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário