domingo, 5 de janeiro de 2014

Crianças criativas, adultos inteligentes...


Se as crianças passam muito tempo em frente à TV, é preciso repensar a forma como elas estão vivendo. Com tantas formas de diversão passivas que existem hoje, é preciso que pais e educadores estimulem constantemente a criatividade das crianças para que ela não se perca quando crescerem.

É comum vermos crianças fantasiando amigos imaginários, colorindo desenhos de forma aleatória e a princípio sem sentido, e muitas vezes podamos esse tipo de comportamento. É preciso deixá-la imaginar. O trabalho da criança é se divertir, e não se importar com certas regras que não influenciam em sua educação.

Mas então, o que fazer para estimular a criatividade da criança?

Na verdade, a criança já é criativa por si só. Mas, como já citamos, muitas vezes os fatores externos acabam influenciando nesse desenvolvimento e reprimindo sua forma natural de ver o mundo.

Para resgatar a criatividade ou não deixá-la parada, existem alguns pontos que podem ser trabalhados:

Dê à criança um tempo para o ócio
criança-criatividade-ócio

Ocupá-la o tempo inteiro com várias atividades pode parecer bom no início, mas acaba prejudicando o desenvolvimento da criatividade.

Se a criança tem muitas tarefas, ela não tem tempo para se sentir entediada. É a partir do tédio que a criança procura sair da zona de conforto e vai em busca de algo diferente para se entreter. Isso é comprovado por pesquisa.

Porém, também existem limites. Tenha cuidado para que a criança não se acostume ao tédio. Se isso acontece, a tendência também é que ela pare de criar.

Proporcione atividades diferentes

Leve a criança para conhecer lugares diferentes, viajar, estimule-a a se divertir com outras brincadeiras e a fazer novas amizades. Quanto mais ela entra em contato com novas experiências, mais repertório ela tem. Não a deixe só à mercê da televisão para se divertir.

Explore a natureza com a criança, dê atenção às suas fantasias e estimule-a a realizar trabalhos artísticos.

As escolas também devem se incluir nesse quesito. Algumas delas já estão oferecendo atividades diferentes, como a robótica, que estimulam o desenvolvimento tanto da criatividade como liderança, relacionamento interpessoal e lógica.

Elogie e incentive-a sempre
Quando a criança se sente motivada no processo de aprendizado, ela costuma mostrar aos adultos aquilo que aprendeu na escola, desenhou, descobriu ou inventou. A partir do momento em que alguém não dá atenção, fica em silêncio ou fica indiferente, ela se sente acuada e para de criar.

A explicação é simples – essa é a regra natural da vida: todos gostam de ser reconhecidos. A cada vez que ela recebe um elogio, irá buscar sempre melhorar para que assim continue.

Estimule a brincadeira
criança-criatividade-brincadeira

Estimule a brincadeira, pois a criança aprende com tudo que faz. A brincadeira desenvolve a curiosidade.

A criança pode inclusive aprender a ler muito antes do esperado se essa atividade for colocada de forma simples em sua rotina sem a ajuda de ninguém. Ao adesivar um brinquedo com o nome dele, por exemplo, a criança será capaz de identificá-lo pela associação.


Fonte: Psicologia e Desenvolvimento Infanto Juvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário