sábado, 28 de abril de 2012

* Qual a importância da primeira professora na vida de uma criança?


Estou-lhes escrevendo este texto porque fui surpreendida pelo facebook com a seguinte pergunta, deixada por um ex-aluno: Você foi a minha primeira professora, lembra-se de mim? Confesso que na hora fiquei meio sem saber o que responder, porque não me lembrava do nome, foram tantos alunos e são ainda hoje ao longo da minha carreira. Perguntei a ele: Onde? Quando? E ele respondeu: na escola Orlando Boni em Mogi Mirim – SP. Ele deu algumas características pessoais para que eu pudesse relembrar. Eu retornei a ele dizendo: Claro que me lembro. Conversa vai, conversa vem, ele me disse se lembrar de tudo, que eu tinha alfabetizado, que isso e aquilo.

Fiquei muito feliz, confesso que me senti um pouco velha, porque hoje ele é um rapaz, com 26 anos e quando fui sua professora ele tinha sete anos. Bem, mas vamos às reflexões! Fiquei pensando sobre a importância da primeira professora na vida de alguém, e de como somos responsáveis pelo desenvolvimento e formação de outro ser. Hoje ele trabalha em uma empresa, está estudando para prestar concurso e ainda me perguntou sobre material para estudar, se eu tinha alguma referência para indicar para ele. Olha a confiança que ele tem por mim até hoje!

Estas emoções são únicas para um professor e é o reconhecimento de seu trabalho e a certeza de estar no caminho certo, pois sempre amei e amo a educação até hoje, senão não estaria fazendo este blog.
Mas voltando ao assunto, quem é professor e que está lendo este texto, deve parar para pensar que você pode construir ou destruir a formação de um(a) aluno(a), dependendo das suas atitudes em sala de aula. Você é responsável pelos seres que estão em sua mão durante aquele período, então façam o melhor de si, independente de dinheiro, de reconhecimento de outros. O importante é o que vai deixar como marcas em cada um que passar por você. O exemplo e as atitudes de autoridade e não autoritarismo são essenciais para construir uma relação de respeito mútuo e de confiança para sempre na vida de alguém... V.B. este texto dedico a você...


Fonte: http://vandaminini.blogspot.com.br/2012/04/qual-importancia-da-primeira-professora.html

Um comentário:

  1. Olá. Estou escrevendo um livro como forma de encontrar minha primeira professora ou algum familiar. Não tenho só 26 anos, como seu aluno, rs. Talvez ela ainda esteja viva. Achei seu blog pesquisando sobre o tema. Parabéns, com certeza você é uma professora marcante como foi a minha e, de fato, faz muita diferença na vida da gente.

    ResponderExcluir