quinta-feira, 24 de maio de 2012

* Como tratar a gagueira infantil?

Não existe causa única para a gagueira. Geralmente, inicia-se na infância, o que ocorre em todas as crianças por volta dos três anos de idade


Não existe uma única causa para a gagueira. Geralmente, inicia-se na infância, o que ocorre em todas as crianças por volta dos três anos de idade. Todas as crianças nesta faixa de idade estão ativamente aprendendo a falar. Neste processo, é natural que cometam erros de fala. Esses erros são chamados de hesitações/disfluências. Algumas crianças apresentam mais do que outras e isso é normal. 

Entretanto, há certas crianças que apresentam muitas hesitações/disfluências - principalmente repetições e prolongamentos de sons -, que são facilmente notadas por quem ouve. 

Prevenir a gagueira é muito importante. Quando não tratada, pode causar transtorno na comunicação da criança. Quando houver dúvidas, procure um fonoaudiólogo. 

Orientações para a família da criança que gagueja

- aceite as falhas ou quebras de ritmo, pois fazem parte do processo de aquisição da linguagem; 

- não peça para a criança não ter medo de falar ou ficar calma e respirar antes de falar; 

- quando a criança falar, olhe diretamente para o seu rosto. Toda a sua atenção deve estar voltada para ela; 

- ouça com atenção e paciência o que a criança tem a dizer; 

- não termine as palavras e frases nem o assunto para a criança; 

- leia histórias para a criança; 

- melhore a auto-estima da criança, elogie-a sempre que possível; 

- fale com a criança de forma calma, sem pressa, pausando frequentemente; 

- antes de começar a falar, ouça a criança até o fim e espere alguns segundos após ela ter concluído aquilo que queria dizer. Isso desacelera o ritmo geral da conversa; 

- use expressões faciais, contato visual e outras formas de linguagem corporal para comunicar à criança que você está prestando atenção ao conteúdo da mensagem, e não somente à forma como ela está falando. 

Karina J. O. Souza, fonoaudióloga


Fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--50-20091110

Um comentário:

  1. O meu pequeno Arthur de 3 anos e meio está começando a gaguejar,fiquei nervosa porque pensei que poderia ser para sempre e percebo o esforço que faz para dizer as palavras.Iniciei um tratamento para ele com a fonoaudióloga e espero obter sucesso por que é muito triste ver ele se isolando,mas independente do processo amo de mais meu pequeno .......Obrigada pelas orientações.

    ResponderExcluir