Existem algumas características presentes em alunos com discaulculia, que encontrará listadas neste artigo.
No entanto a criança ou jovem com esta dificuldade de aprendizagem é perfeitamente capaz de compreender conceitos matemáticos de forma concreta, porque o seu pensamento lógico está intacto, porém tem extrema dificuldade em trabalhar com números e símbolos matemáticos, fórmulas, problemas e enunciados.
Por exemplo, consegue ( 3+2=5 ), mas apresentará dificuldades na resolução do seguinte problema: “O João tem três bolas e o Pedro tem duas. Quantas bolas têm no total?”
Características:
- Lentidão da velocidade de trabalho, pois não tem os mecanismos necessários, por exemplo tabuada decorada;
- Problemas a nível de orientação espacial, ou seja não sabe posicionar os números de uma operação na folha de papel, gasta muito espaço ou faz contas num canto da folha;
- Dificuldades em lidar com operações como soma, subtração, multiplicação, divisão;
- Dificuldades de memória de curto prazo, por exemplo tabuadas ou fórmulas;
- Apresenta dificuldades em armazenar e buscar o que foi ensinado e aprendido;
- Dificuldade em lidar com grande quantidade de informação de uma só vez;
- Apresenta confusão a nível de símbolos ( = + - : . < >);
- Dificuldade em entender palavras usadas na descrição de operações matemáticas como “diferença”, “soma”, “total”,” conjunto”, “casa”, “raiz quadrada”;
- Tendência a passar mal os números e sinais devido a problemas de sequenciação.
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