sexta-feira, 30 de março de 2012

* Atuação do Psicopedagogo


A Psicopedagogia é mais do que a junção de duas palavras, Pedagogia e Psicologia.A junção desses dois saberes tem a sua complexidade,pois visa compreender como ocorrem os processos de aprendizagem no sujeito e de que forma ocorrem o saber e o não saber.O seu objeto de estudo esta em descobrir como se dá a construção do conhecimento do ser cognoscente. O psicopedagogo atua em diversos campos, seja na escola,na clinica, na ação social,empresas entre outros.

ESCOLA: Na escola o psicopedagogo pode atuar como orientador educacional ou ainda como coordenador pedagógico, seu trabalho consiste em propiciar e criar recursos para que a aprendizagem seja favorável ao aprendente e intervir naquilo que prejudica a aprendizagem dentro da instituição escolar, poderá identificar os alunos que têm dificuldades,verificar quais são essas dificuldades e em seguida encaminha-los para um psicopedagogo clinico.

EMPRESA/INSTITUIÇÃO: Na empresa ou em outras instituições o psicopedagogo pode atuar como um analista institucional, ou seja,o profissional fará um levantamento de dados, realizando assim um diagnóstico para identificar os problemas que impedem a circulação da informação e do conhecimento.Poderá também ajudar através de um plano de intervenção a empresa e os sus funcionários a superar as frustrações e os problemas de relacionamento em grupo.

SAÚDE: A psicopedagogia clinica visa diagnostica,orientar e atender em tratamento a partir de um plano interventivo,identificando os obstáculos que interferem na aprendizagem.Visa identificar a origem dos sintomas e de que forma os distúrbios e as dificuldades se apresentam.Para diagnosticar e intervir, o psicopedagogo usa diferentes recursos e atividades especificas como pedagógicas,cognitivas e testes psicopedagógico.

A psicopedagogia conta com o apoio de outros profissionais como neurologista, psiquiatra, psicólogos, fonoaudiólogo entre outros,portanto, o trabalho muitas vezes é em conjunto.
Vale lembrar que o psicopedagogo precisar estar sempre atualizado,integrando novos conhecimentos a sua formação,além de buscar a supervisão, pois no inicio da atuação isto é um fator importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário