sábado, 31 de março de 2012

* Uma lição que vale ouro


Ensine seu filho a lidar bem com o dinheiro. Assim, ele terá mais chances de ter um futuro equilibrado, sem dívidas e feliz!



"O apelo das propagandas leva o jovem a querer comprar mais, e muitas vezes são coisas que ele nem desejava ter" Reinaldo Domingos

Além de saúde, o que mais você deseja de bom para seu filho no futuro? Felicidade e dinheiro, claro! Por isso, ao ensinar a crianças e adolescentes o valor do dinheiro, os pais estão garantindo uma vida adulta feliz. Na opinião do educador financeiro Reinaldo Domingos, autor do livro O Menino do Dinheiro (Editora Gente), boa parte dos motivos que levam um adulto a se endividar está na infância ou na juventude, quando ele ainda não aprendeu a poupar e a resistir ao consumo exagerado. "O apelo das propagandas leva o jovem a querer comprar mais, e muitas vezes são coisas que ele nem desejava ter", diz Domingos. Veja como ensinar a importância do dinheiro e como economizar em cada idade.

- Até aos 7 anos

Como agir

1. Presenteie seu filho com um cofrinho e incentive-o a depositar moedinhas nele. Diga que, quando estiver cheio, ele poderá comprar aquele brinquedo desejado. E lembre--se de cumprir o prometido assim que ele juntar o dinheiro.
2. No supermercado, ensine seu filho a fazer as escolhas começando do mais importante para o menos. E, mesmo que você possa comprar tudo o que ele quer, negocie.
3. Caso a família esteja sem dinheiro, não tente poupar seu pimpolho das consequências. Para não frustrar a criança, há pais que gastam o que não têm! Chame seu filho para uma conversa e explique que, por um tempo, vão ter que economizar.
4. Ao comprar uma bala, um sorvete ou uma figurinha para a criança, explique que isso só é possível porque o papai e a mamãe trabalham para ganhar aquele dinheiro. A partir dos 5 anos, você já pode começar a ensinar quanto vale cada nota e o que é o troco.
5. A criança vai começar a se comparar com os colegas. Quando seu filho disser "meu amiguinho tem, eu também quero", em vez de sair correndo para comprar, faça-o compreender que ele também possui brinquedos que o amigo não tem e que não deve ficar se comparando com ninguém.

- Dos 8 aos 14 anos


Como agir
1. Este é o momento de começar a dar uma mesada à criança para que ela aprenda a administrar sozinha o próprio dinheiro. Estabeleça um valor semanal ou mensal (não precisa ser muito, o ideal é R$ 1 por ano de idade, por semana) para seu filho gastar com as coisinhas dele e explique que ele será responsável pelo controle dessa quantia.
2. Caso ele gaste toda a mesada (ou semanada) de uma vez, evite dar dinheiro fora do dia combinado, mesmo que ele implore, dizendo que a turma vai ao cinema e ele terá de ficar de fora do programa. Em último caso, se não puder deixar de socorrê-lo com um extra, desconte o valor da próxima mesada.
3. Estimule seu filho a poupar parte do que recebe para conquistar um sonho no futuro. Ele quer muito uma bicicleta, um videogame? Então, ajude-o a definir qual é o objeto do desejo dele e em quanto tempo ele conseguirá juntar o montante necessário para comprá-lo. Sempre que ele quiser gastar com algo menos importante, lembre-o da meta!
4. Para incentivar ainda mais a economia, combine de depositar no cofrinho dele a mesma quantia que ele conseguir poupar num mês. Assim, se ele economizar R$ 20 em seis meses, colabore com o mesmo valor no mês seguinte. Não precisa fazer isso sempre, só quando seu bolso permitir.
5. Uma vez por mês, sente-se com seu filho e converse sobre o orçamento da casa. Mostre toda as despesas domésticas. Explique, por exemplo, que, se ele demorar no banho, as contas de luz e de água virão mais caras no mês seguinte, e sobrará menos dinheiro para passeios e outras coisas legais que a família gosta de fazer unida. Uma excelente lição, não é verdade?

- A partir dos 15 anos

Como agir

1. Estimule-o a ter vontade de ganhar o próprio dinheiro. Se ainda for muito novo para ter emprego fixo, pode fazer pequenos trabalhos.
2. Aos poucos, passe para ele a responsabilidade de arcar com certas despesas, como colocar crédito no celular ou pagar uma das contas da casa.
3. O ideal é abrir uma poupança em nome dele em um banco, para que ele próprio deposite um valor mensal.
4. Se sua filha pedir para você pagar uma dívida em uma loja, por exemplo, não negue ajuda. Vá com ela renegociar o prazo, mas não quite nem transfira a dívida para você.
5. Dê ao seu filho o mesmo padrão de vida do restante da família. Nada de comprar para ele um celular que custa o que você ganha por mês, concorda?

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/licao-vale-ouro-571612.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário