segunda-feira, 12 de março de 2012

* Crianças com TDAH: confira dicas para aprimorar o horário de estudo em casa


  • 1- Horário
    O horário fixo é muito importante para o estabelecimento de rotinas e para facilitar a organização do aluno. Para aquele que estuda no período da manhã, deve ser escolhido um horário à tarde para o estudo em casa. Já o que estuda à tarde deve separar um horário pela manhã para os deveres de casa. Aos alunos que estudam em período integral, normalmente a escola oferece um horário do dia para essa tarefa. Nunca o horário de estudo e de realização de deveres de casa deve ser no período noturno. A noite é para descanso, uma preparação para o dia seguinte de novos afazeres escolares. O período de estudo pode ser discutido com a criança, entretanto, após a determinação do horário, este deve ser respeitado sempre.
  • 2-Local
    É necessário um local de estudo fixo para facilitar o estabelecimento de uma rotina. Para aquelas crianças e adolescentes que teimam em estudar deitados em seus quartos, costumo dizer que se fosse uma posição boa para o estudo, nas bibliotecas encontraríamos um monte de camas. Um bom local de estudo deve lembrar uma biblioteca: um local silencioso, contendo uma mesa, cadeira e abajur.
    O aluno deve estudar sentado em uma cadeira confortável, apoiado em uma mesa limpa, sem outros objetos além do abajur, caderno, livro, lápis e caneta. Um local arejado, bem ventilado, iluminado e, acima de tudo, silencioso. Esse local deve ser longe de janelas, afinal poucos estímulos auditivos e visuais serão imprescindíveis para evitar a distração.
  • 3-Qualidade
    Nunca é demais reforçar que televisão, players de música, celular, telefone fixo e videogame devem permanecer desligados durante todo o período de estudo. A qualidade do estudo também é importante. Não adianta passar horas na frente dos livros pensando no futebol ou no jogo do Playstation II. Saber aproveitar o tempo destinado ao estudo de casa será muito importante e para isso teremos que contar mais uma vez com a ajuda dos pais na orientação e no monitoramento do estudo de casa.

    Observação: Horário dedicado ao estudo deve ser sempre o mesmo.

    Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Criancas-com-TDAH--confira-dicas-para-aprimorar-o-horario-de-estudo-em-casa.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário