terça-feira, 20 de março de 2012

* O papel da escola e da família no processo de socialização



A socialização é um processo que implica interacção social, entre o individuo que está a ser socializado e a sociedade que o envolve. Este processo tem inicio na primeira infância e prolonga-se ao longo da vida, denominando-se de socialização primária a que ocorre na primeira infância e socialização secundária a que ocorre a partir da fase da adolescência.
É através da socialização que o individuo se torna um ser social, pensante, actuante, pois assimila a cultura, as normas, os comportamentos e as condutas do grupo social em que está inserido, é através deste mecanismo de construção e interiorização que a criança adquire comportamentos considerados adequados e correctos à sociedade e ao que dela é esperado, é também através do controlo social que são impostas regras de conduta que devem reger os comporatmentos dos individuos de forma a harmonizar os padrões de convivência social.
As crianças nas suas relações sociais com os demais descobrem que se torna necessária a reciprocidade para agir conforme as regras, tendo em conta que as regras são efectivas se as pessoas concordarem em aceitá-las.
A familia, a escola, os meios de comunicação social e outras instituições sociais que compõem a sociedade são os respónsáveis, ou seja são os agentes de socialização.
A famila e a escola são os grupos que têm maiores repercurssões neste processo de socialização, a escola não só detém o papel de transmissão de conhecimentos cientificos, denominada de socialização formal, como também cabe a esta o desnvolvimento de capacidades cognitivas, afectivas, capacidade de ralacionamento em sociedade, competências comunicativaas e participação na formação da identidade individual de cada aluno, denominada de socialização informal.
A familia é a base afectiva do individuo, é a esta que se delega a responsabilidade de satisfazer as necessidades básicas da criança logo à nascença, para além disto a transmissão de cultura que envolve todas as práticas e saberes acumulados de geração em geração dá-se também no seio desta instituição.
A partir destas reflexões compreende-se a importância que a familia e a escola têm como pilares para a formação da indentidade e personalidade do individuo bem como transmissores dos principios éticos e morais que permeeiam a sociedade.

Fonte: http://www.sociologiaemfoco.com/blog/118-o-papel-da-escola-e-da-familia-no-processo-de-socializacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário