sábado, 31 de março de 2012

* Sugestões de músicas infantis - 01


O envolvimento com a música permite que a criança desenvolva a percepção e a atenção

A PULGA: Bebel Gilberto

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais um pulinho
Estou na perna do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordidinha
Coitadinho do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia
Tchau
Good bye
Auf Wiedersehen


AQUARELA: Toquinho


Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...


Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...


Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...


Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...


Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...


Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...


Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...


De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...


Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...


E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...


Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...


Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)

O PATO PATETA: MPB4


Lá vem o pato 
Pato aqui , pato acolá 
Lá vem o pato 
Para ver o que é que há.


O pato pateta 
Pintou o caneco 
Surrou a galinha 
Bateu no marreco.


Pulou do poleiro 
No pé do cavalo 
Levou um coice 
Criou um galo.


Comeu um pedaço 
De jenipapo 
Ficou engasgado 
Com dor no papo.


Caiu no poço 
Quebrou a tigela 
Tantas vez o moço 
Que foi pra panela

A BAILARINA: Lucinha Lins


Um, dois três e quatro
Dobro a perna e dou um salto
Viro e me viro ao revés
e se eu cair conto até dez


Depois essa lenga-lenga
toda recomeça
puxa-vida, ora essa
vivo na ponta dos pés


Um, dois três e quatro
Dobro a perna e dou um salto
Viro e me viro ao revés
e se eu cair conto até dez


Depois essa lenga-lenga
toda recomeça
puxa-vida, ora essa!
vivo na ponta dos pés


Quando sou criança
viro o orgulho da família
giro em meia-ponta
sobre minha sapatilha


Quando sou brinquedo
me dão corda sem parar
se a corda não acaba
eu não paro de dançar.


Sem querer esnobar
sei bem fazer um gran de car
E pra um bom salto acontecer
Me abaixo num demi plié


Sinto de repente
uma sensação de orgulho
se ao contrário de um mergulho
pulo no ar um gran jetté


Quando estou no palco
entre luzes a brilhar
eu me sinto um pássaro
a voar, voar, voar


Toda Bailarina
pela vida vai levar
sua doce sina
de dançar, dançar, dançar


O CADERNO: Chico Buarque


Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel


Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Sofrer também nas provas bimestrais
Junto a você
Serei sempre seu confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel


Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel


O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer ?


Só peço a você um favor
Se puder
Não me esqueça num canto qualquer


Nenhum comentário:

Postar um comentário